sábado, 18 de junho de 2011

Relatório da ETAR

Introdução
No dia 16 de Junho de 2011, o 8ºC visitou a ETAR de Beirolas.
Uma ETAR é uma estação de tratamento de águas residuais, e lá, aprendemos mais sobre o tratamento da água.


No início da nossa visita, fomos para uma sala e vimos um vídeo



Começámos por ver o sítio onde é feita a gradagem da água, nesta fase faz-se a remoção de resíduos e sólidos grosseiros:
A Gradagem é a operação preliminar a todo o tratamento de águas residuais. Esta etapa destina-se a eliminar as matérias em suspensão e flutuantes de grandes dimensões, fazendo-se passar o efluente entre um conjunto de grades de diferente espaçamento. Os resíduos removidos são encaminhados para contentores e depois para o aterro.


Depois, observámos o tanque do desarenamento e desengorduramento, neste processo é efectuada:
A remoção de areias, óleos, gorduras e flutuantes de pequenas dimensões não retidos na gradagem. Os óleos, gorduras e flutuantes ascendem a superfície líquida por acção de ar injectado, sendo depois removidos por raspagem da superfície. As areias depositam-se no fundo por gravidade, e são removidos por bombas de extracção de areias. Os resíduos removidos são encaminhados para contentores e depois enviados para o aterro.


A seguir, vimos muito rapidamente a desodorização, nesta fase faz-se uma lavagem química:
O tratamento baseia-se em promover o contacto entre o ar contaminado por compostos responsáveis pelos odores e soluções de compostos químicos capazes de oxidar e neutralizar aqueles compostos.
Os oxidantes utilizados são o ácido sulfúrico e o hipoclorito de sódio em condições alcalinas.
O contacto é efectuado em contracorrente no interior de uma torre onde é injectado em baixo o ar contaminado e em cima a solução do oxidante. O oxidante é pulverizado a partir do topo da torre e à medida que o ar sobe através do meio húmido, os compostos odoríferos são dissolvidos e oxidados.

Em quarto lugar, observámos a decantação primária, nesta etapa acontece a sedimentação de sólidos em suspensão:
Aqui a matéria poluente é separada da água por sedimentação. As águas residuais, já filtradas da maior parte das areias e gorduras, sofrem um processo físico e/ou químico (adição de agentes químicos) de decantação das partículas sólidas em suspensão, sendo utilizados para o efeito dois decantadores. Nesta etapa é retirada cerca de 40% da matéria orgânica existente na água residual.

Logo depois disso, vimos o tratamento biológico, nesta fase os microrganismos degradam a matéria orgânica:
Processa-se então, a degradação da matéria orgânica existente na água pela acção de bactérias aeróbicas (bactérias que existem na presença de oxigénio). Este tratamento é feito em três tanques de arejamento com quatro turbinas de arejamento superficial em cada tanque. O arejamento permite garantir uma boa mistura das águas e fornecer o oxigénio suficiente para os microrganismos degradarem os compostos orgânicos.

A seguir, observámos o sítio onde decorria a decantação secundária, nesta fase acontece a sedimentação do floco biológico da água em tratamento:
A Decantação Secundária processa-se de forma semelhante à Decantação Primária, mas utiliza três decantadores.


Depois, vimos a filtração, esta fase pode ser feita:
Com acção de profundidade ou com acção superficialNo caso da filtração com acção de profundidade, a retenção das impurezas ocorre em todo o meio filtrante e a carreira de filtração é máxima. Já com acção superficial, a retenção das impurezas ocorre somente na superfície, e a carreira de filtração é mínima.


A seguir, vimos a digestão anaeróbia, aqui os microrganismos consomem matéria orgânica e produzem biogás:
A Digestão é processada através de dois digestores primários e um digestor secundário onde está acoplada um gasómetro. A Digestão deve ser efectuada a uma temperatura constante de cerca de 37º C. No decorrer desta fase há produção de biogás que é armazenado no gasómetro.

Depois, acontece a desidratação de lamas, nesta fase:
As lamas são processadas por três filtros que retiram grande parte da água existente na lama. Para aumentar a eficiência da desidratação é adicionado um produto químico à lama antes desta passar pelos filtros banda.
 
Logo depois, vimos o sítio onde se produz o biogás (produção de energia):

Acabámos a nossa visita ao exterior e dirigimo-nos ao laboratório Físico-químico da ETAR de Beirolas



Lá, a Engª. Carla Silva explicou-nos como analisavam as amostras retiradas de cada fase do tratamento da água.



A seguir dirigimo-nos para a sala das Balanças:
A Engª. Carla disse-nos como melhor analisavam as amostras das lamas, pesando-as e observando-as ao microscópio. E até nos deixaram espreitar pelo microscópio-

by : Marta Ferreira

1 comentário:

  1. Batoteiro!!!!!!!!!
    Copias-te tudo pela Marta.
    Assim não dá gozo.
    Seu preguiçoso, vai mas é trabalhar...
    Não tens mérito nenhum é por causa de pessoas como tu que o país não evolui...

    Com orgulho,
    Manuel Baptista

    ResponderEliminar